O filme da semana: Aquarius

Desde que assisti ao trailer do filme Aquarius, do diretor Kleber Mendonça Filho, quis muito assisti-lo. Ele sempre esteve envolto por uma nevoa, um status, que o deixava a parte diante de outros filmes produzidos no Brasil. Não à toa. Aquarius está entre os bons filmes nacionais, com toda certeza.

Este foi o primeiro filme que assisti de Kléber, e um dos poucos que assistir de Sônia. Lembro-me mais dela na TV (a eterna Gabriela), mas sempre soube da grande artista que era. Mais uma vez, não à toa. Sônia Braga é o ponto alto do filme, seria lindo se fosse indicada ao Oscar de melhor atriz, repetindo o feito de Fernanda Montenegro, quando atuou em Central do Brasil.

Aquarius conta a história da jornalista Clara, viúva, mãe de três filhos, que vive sozinha em seu apartamento no edifício que dá nome ao filme. O problema, é que todos os vizinhos venderam os seus à uma construtora, o que Clara se recusa a fazer, e vive solitária naquele imenso prédio vazio.

No decorrer do filme, várias situações vão acontecendo com a solitária moradora, e nos revelam o quão trágico pode ser, ou não, a escolha feita pela personagem.

A trilha sonora do filme é uma delícia a parte. Ela consegue nos apresentar muito do que foi, e é, a música brasileira. Ah, e tem Queen, também. A coleção de discos da Clara é meu sonho de consumo.

Sempre gostei de cinema nacional e Aquarius já esteve presente em uma lista aqui do blog. Na época, estava entre os filmes que gostaria de ver. Agora, não mais.

Além de ter participado da lista para ser o filme representante do Brasil no Oscar, Aquarius foi considerado o melhor filme brasileiro de 2016, pela Abraccine (Associação Brasileira de Críticos de Cinema). Não é pouca coisa, né?

Kléber Mendonça Filho também é diretor do elogiado O Som ao Redor.

Além de Sônia Braga, integram o elenco, entre outros, Irandhir Santos e Humberto Carrão.

***
Filme: Aquarius
Ano de lançamento: 2016 
Direção e Roteiro: Kléber Mendonça Filho
***
Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s