O filme da semana: Quase Famosos

Quase famosos é um daqueles filmes que guardo e levo comigo. Ele me inspirou. Talvez tenha sido o que faltava para eu decidir escolher fazer jornalismo. Meu sonho era trabalhar numa dessas grandes revistas musicais, tipo MTV ou Rolling Stone. Citei a revista MTV porque quando eu estudava, lá no início da década de 2000, esta revista era uma referência em conteúdo e design. A Rolling Stone chegou no Brasil um pouco depois.

O filme se passa no início da década de 1970, mais precisamente em 1973. William Miller (Patrick Fugit) é um jovem que herda da irmã uma mala lotada dos melhores discos lançados naquela época. Ele cresce gostando e entendendo muito de música, por isso começa a escrever sobre para a revista Creem Magazine.

William é fã de Lester Bangs (Philip Seymour Hoffman), um famoso jornalista que também escreve para a Creem e, se não me engano, também já havia trabalhado na revista Rolling Stone.

Numa das conversas, Lester passa um trabalho para William: entrevistar a banda Black Sabbath. Quando chega no show para fazer a cobertura, William é barrado, já que seu nome não está na lista das pessoas autorizadas a terem acesso ao evento. Enquanto ele aguarda para tentar acessar o local, ele conhece um grupo de fãs (ou groupies). E entre elas, ele conhece Penny Lane (Kate Hudson).

Depois que as meninas conseguem entrar, e ele não, William já estava desistindo quando a banda que faria a abertura do show chega: Still Water (a melhor banda cool de rock que você respeita). William faz uma breve análise do que acha da banda e consegue entrar junto com eles.

Ele consegue fazer uma entrevista com a banda, além de fazer muitos amigos e estabelecer muitos contatos.

Após esta experiência, William recebe uma ligação de um dos editores da revista Rolling Stone, para viajar com uma banda e narrar os dias em que for acompanhá-la. Ele sugere viajar com a Still Water, bancado pela revista.alm

É aí, então, que William percebe quais são os desafios de ser jornalista, fazer a entrevista e ser imparcial, tentando a todo custo não se tornar amigo dos caras, como havia sido sugerido pelo experiente Lester Bangs.

Com uma ótima trilha sonora, o filme demonstra bem uma época que foi muito efervescente, com uma produção musical que ficou eternizada.

O filme é baseado na experiência real vivida por seu diretor, Cameron Crowe, que durante a adolescência acompanhou a banda Led Zepelin numa de suas turnês. Uma outra curiosidade é que Penny Lane, a “groupie chefe” é inspirada numa famosa groupie que é, inclusive, a mãe de Livy Tyler.

No elenco do filme ainda estão Billy CrudupFrances McDormandJason LeeZooey Deschanel, Anna Paquin e Fairuza Balk.

O filme venceu o Oscar e o Bafta de roteiro original no ano de 2001. Também ganhou dois Globos de Ouro, de melhor filme – comédia ou musical, e melhor atriz coadjuvante para Kate Hudson.

***

Filme: Quase Famosos (Almost Famous)
Ano de lançamento: 2000
Direção: Cameron Crowe

***
Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s