O livro do mês: Rita Lee – uma autobiografia

rita 5

Tenho lido muitas biografias. Neste ano, entre os quatro primeiros livros que serão indicados, três serão biografias. No mês passado, escrevi aqui sobre o livro da Lauren, e agora, no livro de março, falo um pouco sobre a autobiografia escrita por Rita Lee.

Antes de mais nada, adianto que este foi o livro biográfico mais denso que li até hoje. E olha que já li a biografia do Kurt Cobain, o “Mais pesado que o céu”, e o “Furacão Elis”, sobre a vida de Elis Regina. Mas o da Rita chamou minha atenção por ela mesma ter narrado suas histórias, da formação da família até a “aposentadoria”. E quando digo que o achei denso, foi por causa da verdade contida em cada linha escrita pela autora.

rita 3

Rita Lee Jones nasceu numa abastada família em São Paulo, nos anos 1940. Neste livro, ela narra, com verdade e seu peculiar humor, muitas histórias de sua infância, do “atentado” que sofreu aos seis anos de idade, na sala de casa; de quando começou na música e fugia para tocar em sua primeira banda, na qual era baterista. Numa dessas o pai descobriu e foi buscá-la (porque ela havia se machucado).

São muitas as histórias, são muitas as lembranças. Da prisão ao sucesso mundial, Rita Lee passou por altos e baixos e soube resolver até bem os percalços, entre uma saída e outra das clínicas de reabilitação.

rita 1

Não há como adiantar muita coisa, esse é o tipo de livro que precisa ser lido, apreciado e relido, várias vezes. Terminei de lê-lo em meados de fevereiro e com toda certeza o retomarei a qualquer momento deste ano.

Neste momento, estou lendo outra biografia, do nervoso e genial Sebastião Rodrigues Maia, também conhecido como Tim Maia. Trechos dos dois livros conversam, tanto no de Tim, escrito por Nelson Motta, quanto a autobiografia. Por isso é tão bom ler livros de histórias verdadeiras. Mas, ainda assim, o gosto de ler uma autobiografia é ainda melhor. Tim faleceu, também por causa dos abusos ao longo da vida, mas tivemos a sorte de ter um livro sobre a vida da maior roqueira do Brasil, escrito por ela.

rita 2

Rita fez tudo neste livro. Da capa à escolha das fotos. Entregou este tesouro prontinho nas mãos da editora. Para escrever o livro, ela contou com o auxílio do jornalista, e fã, Guilherme Samora.

Sem mais, é um livro que narra a história musical desta artista, desde antes dos Mutantes; o encontro com o parceiro da vida toda, Roberto de Carvalho; o nascimento dos filhos; os abusos de drogas e outras substâncias; e o nascimento da neta. Valeu muito a pena ser apreciado. Quem gosta de música, e história, precisa ler!!

rita 4

***

Livro: Rita Lee – Uma autobiografia

Autora: Rita Lee

Editora: Globo Livros

Ano de lançamento: 2016

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s