Lista do mês: Adaptações

Hola! Hello!

O cinema é vasto em boas produções, mas nem sempre o roteirista, ou o diretor, conseguem ter uma ideia original e, por isso, muitas vezes buscam inspiração nos livros, e é sobre isso nossa lista de hoje: adaptações literárias para o cinema. Hoje mostrarei alguns livros que foram transformados em filmes.

ensaio sobre a cegueira

O livro, que narra a história de um grupo de pessoas que ficam cegas e são levadas a viverem juntas com seus males e problemas, foi levado às telas do cinema pelo diretor brasileiro Fernando Meirelles. Apesar de dividir opinião, o longa agradou a Saramago. Quem teve acesso ao DVD ou Bluray pôde assistir ao making of, em que o escritor aparece assistindo a primeira sessão do longa.

Eu, particularmente, não fui tão impactada pelo filme, quanto fui pelo livro. A escrita de José Saramago é forte e “Ensaio sobre a cegueira” é certeiro na narrativa acerca de uma sociedade cega e bruta, que mata e mente mesmo sem enxergar as verdadeiras mazelas do outro.

alice

O livro foi lançado em 1865 e já recebeu várias adaptações. A primeira mais conhecida foi a animação, produzida pelos estúdios Disney, em 1951. Tim Burton também adaptou Alice no país das maravilhas e Alice através do espelho mas, sinceramente, o desenho é melhor.

Lewis Carrol, pseudônimo de Charles Lutwidge Dodgson, narra a história de Alice, uma menina que, durante um passeio, cai numa toca de coelho e é transportada para um outro mundo, um universo diferente habitado por animais que falam e criaturas bem estranhas, beirando a alucinação. Apesar de ter sido adaptado pela Disney, não é um filme ou leitura indicada para crianças.

podecrer

Podecrer é um livro que narra a história de um grupo de amigos no Rio de Janeiro do início da década de 1980. A adaptação não me agradou. Geralmente, quem lê uma obra antes de assistir a sua adaptação cinematográfica tende a não gostar. Os livros, é claro, conseguem explorar melhor as nuances de cada personagem e digeri-los. Por isso, fazer uma adaptação não é coisa simples e, neste caso, o livro é bem melhor sim.

O filme, lançado em 2007 e dirigido por  Arthur Fontes, é muito superficial, o que torna os personagens bobos e pouco intensos, diferente dos apresentados no livro de Marcelo O. Dantas e lançado em 2001.

tim maia

Esta foi outra adaptação que não chega perto da intensidade do livro. Falarei mais sobre o livro escrito por Nelson Motta em outra postagem, mas o que posso adiantar é que o Tim Maia do filme é menos furioso do que o narrado pelas páginas do livro. O tempo do cinema é diferente e muitas vezes curto para expor as inúmeras nuances de um personagem.

Mas, sem cair na contradição, o filme é bom pelo que apresenta. Apesar da pouca intensidade, foi bem adaptado por Mauro Lima, em 2014, e trouxe Robson Nunes e Babu Santana interpretando o personagem principal. Vale a pena assistir.

trainspoting

O livro Trainspotting foi lançado em 1993 e é o segundo do escritor escocês Irvine Welsh. A obra foi adaptada para o cinema pelo diretor Danny Boyle, que também dirigiu a segunda parte da história, o T2 Trainspotting, lançado 21 anos depois do primeiro, no último dia 23 de março, e que também é baseado num livro de Welsh, o Porn, lançado em 2002.

O primeiro livro/filme conta a história dos amigos Rent, Sick Boy, Tommy, Matty, Spud e Begbie que passam os dias usando heroína e tentando não viver a vida clichê imposta pela sociedade. Um dos meus filmes preferidos na adolescência, com a clássica cena em que Rent, Ewan McGregor, mergulha nas águas de uma suja privada de bar. Um clássico.

Até a próxima! 🙂

Anúncios

2 comentários sobre “Lista do mês: Adaptações

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s