Não seja um porque

13-reasons-why-loucuras-intrepidas

(Imagem: Divulgação/13 Reasons Why)

13 reasons why. Esta foi/é a série mais triste que eu tive a oportunidade de assistir. Ainda não li o livro, mas, nem sei se terei coragem. Nunca chorei tanto em episódios. E olha que vejo muitas séries e tenho predileção por drama, com um pingo de comédia, o que 13rw não tem de jeito nenhum.

13 reasons why é pesada, é chocante e é necessária. É sim. Precisamos falar abertamente sobre o suicídio. Precisamos falar abertamente sobre abuso sexual, sobre estupro, sobre quão malvados podem ser os adolescentes, seres que estão em formação e em busca de aceitação. Precisamos falar abertamente sobre o bullying. Precisamos falar, também, sobre pequenas coisas que perturbam, e que podem ser tornar gigantes. Muitas pessoas não conseguem carregar todo esse peso sozinhas. Este foi o caso da Hannah.

13 reasons why me fez pensar e muito sobre minha vida. Acredito muito que o que é discutido ali não deva ficar restrito ao colégio, ao ensino médio. Muita coisa deve ser aplicada na vida, sabe por quê? Porque a humilhação e toda angústia que Hannah sofreu tinha uma rede bem maior do que os treze citados. Família, amigos, escola. Todos e cada um que tenham cruzado com aquela menina sem perguntar como ela estava são culpados.

E o que mais me corroeu, me derrubou, me deixou triste foi: será que eu fui um porquê? Na minha vida passaram alguns porquês, mas que não me abateram. Alguns ainda moram dentro de minha cabeça, mas eu consigo combatê-los pouco a pouco.

É importante nos colocarmos no lugar do outro sem julgamentos e nunca diminuir o sofrimento do outro. Nunca. Jamais. É impossível que o meu sofrimento, assim como minha felicidade, seja o mesmo de outra pessoa.

Enfim, poderia escrever muita coisa. Terminei de assistir a série ontem e fiquei devastada. Fiquei triste. As cenas são fortes. As dos estupros e a do suicídio principalmente, que é uma coisa que marca: na pele de quem se foi, e na alma de quem fica.

#NãoSejaUmPorque

 

Anúncios

2 comentários sobre “Não seja um porque

  1. Pingback: O retrato da literal expressão “o problema é seu” em 13 Reasons Why | Loucuras Intrépidas

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s