O livro do mês: Fim

1.jpg

Demorei para terminar de ler este livro. Não sei qual o motivo, tento pensar em desculpas, mas não sei. Talvez tenha sido preguiça mesmo.

Adquiri este livro assim que foi lançado, em 2013, logo após ler o primeiro capítulo em algum portal de notícias. Mas, na correria do dia a dia, acabei demorando demais e passando outras leituras na frente. Quando retornei às suas páginas, em abril deste ano, me arrependi amargamente, mas também fiquei feliz por estar conhecendo aquelas palavras neste momento. Talvez seja o correto, faz mais sentido. Me surpreendi.

Surpreendi porque era uma mulher, falando do universo masculino e do machismo que habita este universo de maneira tão natural. Das histórias, erros acertos, amores e morte de cinco amigos.

Álvaro, Sílvio, Ribeiro, Neto e Ciro são os personagens desta história. Todos eles vivem no Rio de Janeiro, e o momento de luz, para todos eles, na narrativa de Fernanda Torres, começa no momento da morte. É isso. O livro fala do fim, da morte e de como o peso deste momento pode refletir em arrependimentos ou certezas.

Além da história desses amigos, o livro narra a vida das pessoas que passaram pelo cotidiano de cada um: esposas, filhos, amantes, casos, acasos e a morte, o que mais me surpreendeu.

Para além dos estereótipos do que compõe um grupo masculino, a história conta como escolhas erradas afetam não apenas a vida de cada um deles, mas a do grupo. E como isso influencia na felicidade, tristeza, amores e arrependimentos.

2.jpg

***

Livro: Fim

Autor: Fernanda Torres

Editora: Companhia das Letras (2013)

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s