Filme da semana: Réquiem para um sonho

r_f_a_d_l_i

Trata-se de um filme sobre vícios. É isso. Acabou o texto.

Brincadeira.

Jared Letto é Harry filho de Sarah, interpretada por Ellen Burstyn.

Ele, viciado em drogas, como heroína, e tudo o mais que possa fazer o coração bater rápido e que o deixe longe da realidade. Ela, viciada em TV e em todos os “sonhos” que a caixinha de madeira diz ser possível.

Para além dos vícios, Réquiem Para Um Sonho fala das relações e de como o uso abusivo de substâncias pode transformá-las. E, para ser bem óbvia: trata-se de sonhos. Sim, e de como realizá-los.

Como dito anteriormente, Harry é viciado em drogas e, para conseguir comprá-las, penhora, quase todos os dias, a TV, objeto preferido de sua mãe, que sempre o compra de volta. Mãe e filho passam tempo nesse jogo de vai e volta e, na medida que a relação começa a declinar por conta deste abuso do filho, a mãe se vê realizando o sonho de participar do programa de TV citado anteriormente.

Ela recebe uma ligação para participar do tal programa e se vê vestindo o velho vestido vermelho da juventude. O problema é que o corpo não é mais o mesmo. Ela precisa emagrecer. Rápido. Ela, então, encontra solução em pílulas, indicadas por um médico. Na medida que as pílulas a fazem perde peso, ela perde, também, o “juízo”, e se vê, gradativamente, paranoica a espera de uma confirmação que nunca chega.

A esta altura, Harry, junto com sua namorada Marion (Jennifer Connelly), e seu melhor amigo Tyrone (Marlon Wayans), administram um negócio de sucesso, como traficantes. Mas, não conseguem deixar o vício.

É o início do fim para os quatro.

Para não contar tudo o que acontece, uma coisa que me chama a atenção neste filme, e nos outros dirigidos por Darren Aronofsky, é o momento de catarse em que todos os personagens passam. E são fortes. São pesados. Assim como a morte premeditada em Cisne Negro. Não premeditada, mas, a busca da perfeição e dos sonhos não realizados. Mas, isso, deixarei para falar no dia em que este filme estará em destaque.

No mais, assista:

***

Filme: Réquiem para um sonho (Requiem for a dream)

Diretor: Darren Aronofsky

Ano de lançamento: 2000

Anúncios

Um comentário sobre “Filme da semana: Réquiem para um sonho

  1. Pingback: Filme da Semana: Cisne Negro | Loucuras Intrépidas

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s