Filme da Semana: Intocáveis

intocaveis-loucuras-intrepidas

Antes de qualquer coisa, Omar Sy é um dos melhores atores da atualidade. Assista também Samba, Chocolate e Pegando Fogo, três recentes filmes em que ele atuou.

Dito isso, gosto de alguns filmes franceses, não muitos, mas Intocáveis esta nesta restrita lista a qual sempre me recorro.

Trata-se da história de amizade, amadurecimento e cuidado entre dois homens, de realidades díspares, mas que veem seus caminhos se cruzarem quando Driss (Sy) resolve se inscrever à uma vaga para ser cuidador de Philippe (François Cluzet), que é tetraplégico. No filme não é explorado, muito menos explicado, sobre a fortuna de Philippe, que é milionário e, por causa de seu estado de saúde, requer muitos auxiliares e cuidados.

A princípio, Driss acredita não ter a capacidade para cuidar de Philippe, que o contrata principalmente devido ao seu desapego: Driss o trata como igual.

A partir dai, Driss, a seu modo, consegue melhorar a qualidade de vida de Philippe, que se vê cada vez mais feliz, experienciando momentos que jamais pensaria que pudesse ter novamente e, da mesma forma, concedendo a Driss a experiências que, com sua realidade, jamais viveria.

É um filme muito bonito, digo da fotografia, ao mesmo tempo muito frágil, digo pela condição dos personagens, cada qual com seus problemas e lutas internas.

A trilha sonora original é um caso a parte, composta por Ludovico Einaudi é emocionante. Me lembra um pouco, bem pouco, Amelie Poulain, mas traz sim lindas lembranças e sentimentos.

Intocáveis é baseado na história real de Philippe Pozzo di Borgo, que escreveu o livro Le Second souffle, lançado em 2001.

***

Filme: Intocáveis (Intouchables)

Direção: Olivier NakacheÉric Toledano

Ano de lançamento: 2012

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s