Filme da semana: Divertida Mente

divertida-mente-li

Divertida Mente, assim como vários filmes da Pixar, têm inúmeras camadas para atingir diferentes faixas etárias.

No desenho, lançado em 2015, Riley, uma garotinha de 11 anos, vê sua vida alterada quando precisa se mudar de cidade com os pais, o que a deixa com as emoções à flor da pele.
Enquanto isso, em seu cérebro, as emoções se revezam para que a menina tenha diferentes sensações, trabalhando sempre na manutenção de seus sentimentos e memórias. São elas a Alegria, Tristeza, Nojo, Medo e Raiva.

Dentro do cérebro, as memórias são categorizadas, para longo prazo ou, se é algo muito ruim ou que pode afetá-la, a memória pode ser descartada. As memórias mais importantes são ainda definidas como memórias base e são organizadas como se fossem ilhas. Estas memórias são as que definem a personalidade de Riley.

O problema começa quando, logo no primeiro dia de aula em sua nova escola, a menina chora, por conta de um erro da Tristeza e isso deixa a Alegria preocupada, já que este momento ficará armazenado entre as memórias base da menina. Não entendendo o motivo de existir memórias tristes, a Alegria resolve mantê-la afastada da sala de controle das emoções.

Numa das brigas entre a Tristeza e a Alegria, as ilhas de personalidade são fechadas e Riley torna-se uma pessoa instável e sem emoções definidas. E o pior acontece quando a Tristeza e a Alegria são sugadas para fora da sala de controle das emoções e precisam tentar voltar com as memórias perdidas, reconectando os sentimentos às ilhas de memória base, para que a menina volte a ser como antes.

Este filme é um prato cheio para os psicólogos, na minha opinião, porque apresenta de maneria muito clara, para nós adultos, como são estratificados os nossos sentimentos e como cada um deles pode nos influenciar em nossas decisões diárias, sejam elas corriqueiras ou mais profundas.

É um filme que indico para a família inteira. Cada um absorverá o que deve ser absorvido e é importante que seja assistido mais de uma vez.

Boa pedida para encerrar a semana do saco cheio. 🙂

***

Filme: Divertida Mente (Inside Out)

Direção:  Pete Docter e Ronnie Del Carmen

Ano de lançamento: 2015

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s