Filme da semana: Os sonhadores

os-sonhadores-li

França. 1968. Revolução. Liberação. Transgressão. Arte à flor da pele. E cinema pra embalar as tensões.

São muitas as palavras e afirmações que posso usar para descrever este momento, muitíssimo bem retratado neste lindo, e polêmico,  filme de Bernardo Bertolucci.

A película narra a história de Matthew (Michael Pitt), um estudante norte-americano que está em Paris e conhece dois irmãos – Theo  (Louis Garrel) e Isabelle (Eva Green) – que o apresenta inúmeras novas experiências, inserindo-o, inclusive, na completamente incestuosa relação dos dois.

A Cinémathèque de Paris é um dos pontos de encontro do grupo, que chega a se exceder pelo amor e romantismo extremo – à cinefilia e aos sentimentos aflorados.

A tensão vivida na França daquele ano é sentida durante todo o filme e, em meio a recortes e homenagens a clássicos do cinema francês, os três vão sofrendo as transformações desta relação.

São tantas as referências de filmes clássicos, como Bande à Part, de Jean-Luc Godard, que dá nostalgia até a quem não passou nem perto de viver àquele 1968, o ano que não terminou. Os três tentam amadurecer a partir de experimentos aflorados, que tem o amor e a curiosidade como subsídio.

E, claro, a trilha sonora é excepcional, com Jimi Hendrix  já abrindo os créditos iniciais e nos deixando com uma sensação quase lisérgica, com The Grateful Dead, Edith Piaf, The Doors, Janis Joplin, Bob Dylan e inúmeros outros gênios.

Nota final: o filme é baseado no livro The Holy Innocents (1988) de Gilbert Adair, que é o roteirista do filme.

***

Filme: Os Sonhadores (The Dreamers)

Direção: Bernardo Bertolucci

Ano de lançamento: 2003

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s