room-01-loucuras-intrepidas

É impossível assistir a este filme e não se emocionar. É impossível ficar alheio aos acontecimentos que nos são apresentados e os que ficaram no passado dos personagens, mas que estão presentes ao longo de toda a narrativa.

O quarto de Jack, do diretor Lenny Abrahamson, conta a história de Jack (Jacob Tremblay), um garotinho de cinco anos que nasceu em um quarto onde vive com a mãe, Ma (Brie Larson), que foi sequestrada aos dezessete anos e mantida em cativeiro.

O único personagem com nome é o Jack, o restante do elenco nos é apresentado conforme a percepção e conhecimento do menino.

Para conseguir sobreviver naquele espaço quase insalubre, a mãe cria várias histórias para manter o menino ocupado e justificar a vida que eles levam entre aquelas quatro paredes, mesmo naqueles momentos em que ela recebe a visita do Velho Nick, o homem responsável pelo sequestro da mãe e que, consequentemente, é o pai do menino.

Cansada desta situação, a mãe traça um plano e conta para o filho que existe um mundo para além do quarto. Ela, então, o prepara para a fuga.

Na emocionante cena, o menino que não conhecia nada além das pessoas falsas da TV e das histórias que a mãe criava, consegue fugir e por meio da ajuda de um desconhecido, que chama a polícia, consegue tirar a mãe do cativeiro.

O restante é tão emocionante e tenso como as cenas gravadas no quarto. Se o desafio lá dentro era criar um universo paralelo, agora o desafio maior seria enfrentar o mundo real e os julgamentos de desconhecidos que desconhecem completamentos os acontecimentos da vida da mãe e do filho.

É um filme lindo, ao mesmo tempo que é tenso e triste, extremamente emocionante. Repetindo o que disse no início, é impossível ficar alheio aos acontecimentos na vida de cada um dos personagens.

Os atores principais, bem como os demais, dão um banho de interpretação. Brie Larson ganhou, merecidamente, o Oscar de melhor atriz e o pequeno Jacob Tremblay, que por sinal estreou um novo filme ontem aqui no Brasil (Wonder), também recebeu o prêmio de melhor ator jovem no Critics’ Choice Awards.

Completam o elenco Joan AllenWilliam H. Macy e Tom Mccamus.

***

Filme: O quarto de Jack (Room)

Direção: Lenny Abrahamson

Ano de lançamento: 2015

 

Anúncios

Um comentário em “Filme da semana: O quarto de Jack

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s