Disco da Semana: Ventura

ventura_loucuras_2.jpg

Ventura sf. 1. sorte, destino 2. risco, perigo

Do dicionário vem o significado. Amplo. Sorte, risco. Destino, perigo.

Uma coisa é certa: Ventura é um dos discos mais importantes da minha vida e para muitas pessoas, também. Tanto que foi eleito o melhor disco brasileiro, numa votação em 2012 e figurou a lista dos 100 maiores discos da música brasileira da revista Rolling Stone Brasil.

Lançado em 2003, Ventura é o terceiro disco de carreira da banda carioca Los Hermanos. Após o alvoroço causado pelo lindo Bloco do eu sozinho (2001), Ventura nos deu de presente uma sonoridade ainda mais trabalhada, nos apresentando um refinamento musical capaz de chamar a atenção do mais criterioso crítico, que torcia o nariz para a banda desde a estrondosa estreia nacional, com o pop rock chiclete Anna Júlia.

Mesmo no primeiro disco, Los Hermanos (1999), para muitos o melhor da banda, com pegada mais hardcore, em alguns momentos já chamava a atenção cantando letras de amor, desamor, sentimentos inerentes ao ser humano. E também havia carnaval, da capa ao centro das músicas, como em Pierrot.

Já em Bloco do eu sozinho, o carnaval termina, dando lugar aos metais e as letras e arranjos mais trabalhados. O disco não teve o mesmo sucesso comercial do antecessor, mas fez bem aos ouvidos mais atentos. Amarante e Camelo se mostraram uma dupla afiada e afinada. Veja bem meu bem ou Mais uma canção são de uma delicadeza. A flor, Todo carnaval tem seu fim, poderia listar todas as músicas.

Ventura. Impossível não ouvi-lo por inteiro ininterruptas vezes. Foi assim desde a primeira vez que grudei os ouvidos neste disco, que é mais conciso e um pouco mais iluminado do que o Bloco. Ventura se utiliza dos metais para criar as ambientações da maioria das músicas, unindo-os às guitarras e às letras marcantes.

A velhice, a juventude, a morte, o amor, a traição. Tudo isso pode ser encontrado nas palavras de Camelo e Amarante.  O velho e o moço, O vencedor, A outra, Do sétimo andar, Além do que se vê, Deixa o Verão. Com certeza Ventura é o ápice, o ponto mais alto e acertado da banda.

Anos depois, em 2006, o quarteto lançou o introspectivo 4, o seu último disco antes do hiato, anunciado em 2007, que eles ainda teimam em insistir. O disco é menos interessante do que o anterior, mas não menos intenso. Pois é, O Vento, Paquetá e Morena são algumas das excelentes canções.

Depois deste ainda teve o disco de “despedida”, o Ao vivo na Fundição Progresso (2007).

Se você ainda não escutou o Ventura, comece por Conversa de botas batidas.

Agora, ouça o disco inteiro:

 

► Álbum • Ventura

► Artista • Los Hermanos

► Ano de Lançamento • 2003

► Composições • Marcelo Camelo e Rodrigo Amarante

► Gravadora • BMG

Anúncios

Um comentário sobre “Disco da Semana: Ventura

  1. Pingback: Música do dia #374 | Loucuras Intrépidas

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s