Falso_Brilhante

Falso Brilhante é um álbum de Elis Regina. Na minha opinião, a maior intérprete do Brasil. Já disse em algum momento aqui no blog, que nenhuma outra cantora conseguiu superá-la. Mas esta, como já disse, é apenas a minha opinião enquanto ouvinte.

O disco, lançado em 1976, foi baseado no show de mesmo nome, lançado por Elis um ano antes, em 1975. Foram mais de mil apresentações, que duraram até meados de 1977.

Neste disco, Elis nos dá de presente uma de suas interpretações mais conhecidas: Como nossos pais, do ainda jovem Belchior. Dele, também, consta outra música: Velha roupa colorida.

Constam, ainda, músicas de João Bosco e Aldir Blanc – Um por todos e O Cavaleiro e os Moinhos –, mesma dupla que compôs, pouco tempo depois, o hino da anistia, em 1979: O Bêbado e a Equilibrista.

Tatuagem, escrita por Chico Buarque, também está presente no disco. Assim como a belíssima versão de Armando Louzada para Fascinação.

Elis também interpretou canções de compositores estrangeiros, como Gracias a la Vida, da chilena Violeta Parra, que a gravou originalmente em seu país, em 1966.

Triste curiosidade: a música foi gravada por Violeta no disco Las Últimas Composiciones, no ano já citado. Este foi o último registro da cantora, que cometeu suicídio pouco tempo depois, em decorrência de uma forte depressão.

Outra curiosidade: Falso Brilhante foi censurado na Argentina, justamente por conta desta música, em 1976.

Por tudo isso, e muito mais, Falso Brilhante é o mais importante e o álbum de maior sucesso da carreira de Elis Regina. E um dos mais importantes discos brasileiros.

► Álbum • Falso Brilhante

► Artista • Elis Regina

► Ano de Lançamento • 1976

► Composições • Belchior, João Bosco, Aldir Blanc, Chico Buarque, Ruy Guerra,  Armando Louzada, Thomas Roth, Violeta Parra e Atahualpa Yupanqui

► Gravadora • : Phonogram

 

 

Anúncios

2 comentários em “Disco da Semana: Falso Brilhante

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s