tropa de elite

Capitão Nascimento talvez seja o personagem mais icônico do cinema nacional, desde Zé Pequeno. E o interessante é que os dois estão em lados opostos.

Mas hoje vamos falar de Tropa de Elite. Cidade de Deus ficará para uma outra postagem.

Os dois filmes, lançados em 2007 e 2010, tem como seu centro a polícia e as corrupções que assolam esta entidade.

O primeiro filme foca o Capitão Nascimento (Wagner Moura), num momento de crise, em que se vê em pânico e com medo da rotina de sua profissão, já que ele atua no BOPE, no Rio de Janeiro. Sua esposa está grávida e este é um dos motivos que o faz querer sair do batalhão. Para isso, ele precisa encontrar um recruta a sua altura.  O primeiro filme mostra, de maneira bem clara, como acontecem as relações entre polícia, traficante, favela e asfalto. Favela X Classe Alta, Classe Alta X Polícia. Está tudo lá. José Padilha soube construir uma crônica perfeita. Tanto que fez um segundo filme.

Tropa de Elite 2 é o que mais gosto. A crônica trazida neste filme é exatamente a leitura do que estamos vivenciando hoje, no país. Sobretudo no Rio de Janeiro. As questões dos direitos humanos, mais uma vez a corrupção da polícia, dos políticos, os conchavos, está tudo ali. O filme se passa mais de 10 anos depois do fim do primeiro e agora Nascimento é Coronel e assume o cargo de sub-secretário de Inteligência na Secretaria de Segurança Pública do Rio.

Enfim, assista aos dois e tente perceber o quanto faz sentido. Ligue os pontos com o que tem ocorrido hoje. Entenda como o sistema funciona. Aproveitando, hoje (23) estreia no Netflix, do mesmo diretor de Tropa de Elite, O Mecanismo.

Fazem parte do elenco dos filmes: Maria Ribeiro (Rosane), André Ramiro (André Matias), Milhem Cortaz (Capitão Fábio Barbosa), Sandro Rocha (Sangento Rocha) e  Irandhir Santos (Diogo Fraga).

 

 

• Filmes • Tropa de Elite | Tropa de Elite 2

• Direção • José Padilha

• Ano de Lançamento • 2007 | 2010

 

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s