Maria_Rita_álbum

 

Este, com toda certeza, é um dos discos que eu mais gosto na vida. Quando ele foi lançado, em 2003, eu trabalhava numa loja de discos e pude ouvi-lo inteiro, antes que a maioria das pessoas o conhecesse e me emocionei. Primeiro, porque era a filha de uma das cantoras que eu mais gosto. Segundo, porque ela estava sozinha e fazendo um trabalho extraordinário, mesmo correndo o risco da comparação.

Maria Rita, o primeiro disco da cantora, é lindo, do início ao fim. Ela conseguiu juntar diferentes compostores e, ainda assim, deu uma identidade única a este disco, que tem como formação o clássico do jazz, com piano, baixo e bateria, como principais instrumentos mas, estamos no Brasil, né?, por isso a percussão é muitíssimo bem utilizada nos arranjos das músicas.

Na minha humilde opinião, este é o melhor disco de Maria Rita, ela não conseguiu repetir a profundidade e emoção trazidas por este disco em nenhum dos outros que viriam. E eu tento acompanhar a carreira dela bem de perto desde sempre. Tenho todos os discos e os escuto com cuidado, vez ou outra.

Me chamaram a atenção deste primeiro trabalho, as músicas Cara Valente e Santa Chuva, até então inéditas, escritas por Marcelo Camelo, e Veja Bem Meu Bem, também do Marcelo, apresentada no disco Bloco do eu sozinho, do Los Hermanos.

Cupido, de Cláudio Lins, é de uma intensidade devastadora, e descreve o primeiro instante da paixão. Encontros e despedidas e A Festa, são de Milton Nascimento.  Lavadeira do Rio, de Lenine. E tem, ainda, duas de Rita Lee, Pagu e Agora só falta você.

E, por falar em Rita, veio dela a inspiração de seu nome, já que Lee e Elis eram muito amigas.

Outra música que eu amo, que me emociona é Menina da Lua. No DVD, deste primeiro trabalho, nas entrevistas Maria Rita fala sobre a escolha de cada uma das músicas e sobre esta ela diz que chorava sempre que a ouvia e não entendia o motivo. Aí, então, numa das audições emocionadas ela se lembou de uma entrevista da mãe, em que é questionada sobre o que desejava para Maria Rita, Elis, então, responde: quero que ela seja leve, que não seja pesada nunca. ♥

Maria Rita, o disco, vendeu mais de um milhão de cópias, o que no início dos anos 2000 é um sucesso estrondoso. O disco ainda ganhou o Grammy Latino de 2004 na categoria Melhor Disco de MPB. Maria Rita, a artista, ganhou na Categoria Artista Revelação e a música A Festa, recebeu o prêmio de melhor música. Uma coincidência triste deste prêmio: o produtor Tom Capone morreu num acidente de moto, em Los Angeles, quando foi acompanhar a arista na premiação.

Gosto muito de outros dois discos dela, que tem uma sonoridade um pouco mais parecida com este: Segundo (2005) e Elo (2011).

A partir do terceiro disco, Maria Rita começou a caminhar para outras sonoridades. Samba Meu (2007) foi seu primeiro disco de samba. A partir deste, sua carreira começou a ser toda voltada para este consagrado estilo de música brasileiro. Coração a batucar (2014), O samba em mim – ao vivo (2016), e o mais recente Amor e Música (2018), são os discos que completam, até então, a discografia da artista.

Maria Rita ainda lançou o disco Redescobrir, em 2012, quando fez uma homenagem à sua mãe, Elis Regina.

Ouça Maria Rita:

► Álbum • Maria Rita

► Artista • Maria Rita

► Ano de Lançamento • 2003

► Composições • Milton Nascimento, Rita Lee, Luis Sérgio Carlini, Nonato Buzar, Paulinho Tapajós, Jean Garfunkel, Paulo Garfunkel, Isolina Carrillo, Marcelo Camelo, Renato Motha, César Camargo Mariano, Fernando Brant, Zélia Duncan, Lenine, Bráulio Tavares, Cláudio Lins

► Produção: Tom Capone, Marco da Costa, Maria Rita

► Gravadora • Warner Music Brazil

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s