No próximo sábado (21), a morte de Prince completa dois anos. Por isso a indicação de disco de hoje é dele. E esta é uma tarefa extremamente difícil, porque Prince foi um artista muito prolixo, ele produziu muitas músicas e, por consequência, muitos discos.
Foram 39 discos.
Por conta disso, escolhi o que de fato eu mais conhecia, e que talvez seja o mais popular: Purple Rain. Que foi trilha de filme de mesmo e que tinha Prince no papel principal.
O artista, que era reconhecido por suas performances inflamadas, era dos mais versáteis. Multi-instrumentista, também produzia, compunha e, claro, cantava.
Então, vamos a Purple Rain.
O disco foi lançado em 1984 e até hoje é um dos mais aclamados da discografia do artista. Não à toa, Prince foi reconhecido em todo o mundo por conta desta produção, que vendeu mais de 20 milhões de cópias no mundo todo. É um disco pop, com uma sonoridade que agrada a muitos públicos.
A principal música de destaque, claro, é Purple Rain. Outras músicas também podem ser destacadas como Let’s Go Crazy, que abre o disco, apresentando o excelente guitarrista que foi Prince. When Doves Cry e Take Me With You também são destaques. Gosto muito de The Beatiful Ones, também. Alias, é difícil fazer indicação de músicas, já que todas elas teriam sido ótimos singles.
Por esta produção, Prince ganhou o Oscar de Melhor Trilha de Canções Originais, em 1985. O interessante é que depois dele nenhum outro artista recebeu o prêmio.
Uma curiosidade: a música Darling Nikki, que fala abertamente sobre o comportamento sexual de uma mulher, não foi bem recebida pelo congresso americano, em especial pelo congressista Tipper Gore. A letra explícita da música deu origem ao selo “explicit lyrics”, que aparece em diversos discos hoje em dia.
Ouça Purple Rain:
► Álbum • Purple Rain
► Artista • Prince
► Ano de Lançamento • 1984
► Composições • Prince, Dr. Fink, John Nelson, Wendy & Lisa
► Produção • Prince e The Revolution
► Gravadora • Warner Bros. Records
Um comentário em “Disco da Semana: Purple Rain”