filmes_9763_control3

Controle – A História de Ian Curtis, como o próprio subtítulo brasileiro já entrega, conta a história do intenso líder da Joy Division, uma das bandas pioneiras do pós-punk inglês. Hoje, 18 de maio, é a data da morte de Ian, falecido há 38 anos.

Todo em preto e branco, o filme de Anton Corbijn nos apresenta a rápida história de Ian, dos trabalhos como funcionário público, o casamento, a formação da banda e a morte. O roteiro de Matt Greenhalgh foi baseado no livro  Touching from a Distance (Tocando A Distância – Ian Curtis e Joy Division), escrito por  Deborah Curtis, ex-esposa de Ian.

Control (como eu prefiro me referir ao filme), entre o que já foi citado anteriormente, também mostra a relação do músico com a epilepsia. Muitas vezes ele o sofria crises no meio dos shows e o público, sem perceber, achava que os tremores faziam parte da performance. Mas o público acreditava muito por conta do jeito peculiar do músico de se movimentar sobre o palco. Aqui no Brasil, Renato Russo, líder da Legião Urbana, bebeu muito da fonte de Ian e costumava imitá-lo nos shows.

As frequentes crises epiléticas aumentaram com o tempo e pode ter sido um fator importante na decisão de Ian em cometer suicídio, na véspera da primeira turnê da Joy Division pelos Estados Unidos.

“Control ganhou o prêmio Director’s Fortnight na edição deste ano do Festival de Cannes, dado ao diretor do filme, o fotógrafo holandês Anton Corbijn. (Omelete – 2/10/2007)

Veja também a lista Rock Movies

• Filme • Controle  – A História de Ian Curtis (Control)

• Direção • Anton Corbijn

• Ano de Lançamento • 2007

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s