Marisa_Monte_-_Memórias,_Crônicas_e_Declarações_de_Amor

Memórias, Crônicas e Declarações de Amor é, com certeza, o disco que eu mais gosto da discografia de Marisa Monte. Claro que discos anteriores a este como Verde, Anil, Amarelo, Cor de Rosa e Carvão (1994) e Barulinho Bom (1996) também estão na minha lista de preferidos, mas o Memórias tem um lugar especial.

Este foi o quarto disco de estúdio lançado por Marisa, em 2000. O disco fez um sucesso estrondoso e ficou durante semanas entre os mais vendidos. Dele, ainda foram lançados DVD e um disco extra, com a música A Sua. Esta foi a produção de maior sucesso comercial da carreira solo da artista.

A música Amor I Love You, o primeiro single – que teve participação de Arnaldo Antunes declamando um trecho do livro O Primo Basílio, de Eça de Queirós e foi composta em parceria com Carlinhos Brown –, foi indicada ao Grammy Latino de 2001, a primeira indicação de Marisa na premiação. E, além desta, o disco também foi indicado na categoria de Melhor Álbum de Pop Contemporâneo Brasileiro, e venceu.

Aliás, a partir deste disco, acredito, a parceria entre os três – Marisa, Arnaldo e Carlinhos –, se fortaleceu porque pouco tempo depois, em 2002, seria lançado o primeiro disco dos Tribalistas.

A maioria das músicas inéditas foram compostas por Marisa, com alguns auxílios. Entre estas, eu destaco Não vá embora, Tema de Amor, Gentileza e Não é fácil. Entre as regravações destaco a linda e triste O que me importa, da cantora carioca Adriana (composição de José de Ribamar Cury Hélio), Cinco minutos (uma das minhas preferidas) de Jorge Ben e Para ver as meninas, de Paulinho da Viola.

Enfim, este é um disco lindo, muitíssimo bem produzido e está entre meus discos nacionais preferidos. Então, ouça sem medo. ♥

► Álbum • Memórias, Crônicas e Declarações de Amor

► Artista • Marisa Monte

► Ano de Lançamento • 2000

► Composições • Marisa Monte, Carlinhos Brown, Arnaldo Antunes, Alaim Tavares, Lucas Santtana, Paulinho da Viola, Jorge Ben, Nelson Cavaquinho, Guilherme de Brito e Caetano Veloso.

► Produção: Arto Lindsay e Marisa Monte

► Gravadora • Phonomotor Records/EMI

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s