livro 3Fique Comigo foi, com certeza, o melhor livro que li neste ano, até agora. Eu o recebi no mês de julho, na caixinha da TAG Inéditos, do clube de livros TAG Experiências Literárias. Eu falarei um pouco mais sobre esta experiência de fazer parte de um clube do livro na semana que vem, fique atento às publicações do blog para não perder.

Pode até parecer, mas esse post não é pago (mas bem que poderia, né?)

O livro foi escrito pela nigeriana Ayòbámi Adébáyò e conta a história de um casal que resolve burlar a cultura local (Iorubá) e manter um relacionamento monogâmico. Isso, porque, na região onde Yejide e Akin viviam, era comum os relacionamentos serem poligâmicos: um homem poderia ter várias esposas e sua obrigação seria engravidá-las. Enquanto a mulher deveria dar frutos e ser submissa ao marido e a sociedade.

O problema entre o casal começou quando, depois de quatro anos, Yejide não engravidou. E, por conta disso, a família do marido resolveu apresentar a ele uma nova esposa. A partir desse momento, instaura-se uma crise entre o casal, até então, apaixonado e sem maiores problemas.

A escritora faz um paralelo interessante entre dois momentos: a década de 1980 e o ano de 2008. E ela inclui, no contexto do livro, os problemas sociais vividos pela Nigéria ao longo desse período.

No desespero, Yejide busca várias formas, indo das consultas médicas à consultas com curandeiros, para tentar a tão sonhada gravidez. Neste momento, ela percebe que a mulher, naquela cultura, perde o valor caso não dê à família o tão esperado herdeiro.

“As mulheres fabricam crianças e se você não consegue fazer isso, então não passa de um homem. Ninguém deveria chamá-la de mulher”.

Pesado, né?

Fique comigo é um livro intenso. A história dos personagens é sofrida. A autora consegue nos apresentar um panorama de todos os envolvidos que, de certo modo, nos ajuda a entender melhor as atitudes e as escolhas feitas ao longo das páginas. É um livro que, apesar de se passar numa cultura bem diferente da nossa, nos faz refletir sobre nossas relações e como as pressões sociais influenciam na vida de uma pessoa ou de um casal.

É o tipo de livro que você vive e sofre com os personagem. Na medida em que a história vai avançando e as revelações vão sendo apresentadas, ficamos atônitos. Não quero me prolongar na descrição da história para não dar spoiler, mas são várias as reviravoltas que vão se apresentando e vão nos deixando vidrados e sem fôlego. A narrativa desse livro nos prende do início ao fim. O devorei em três dias, e poderia ter sido num tempo menor.

Enfim, leia o livro. Mas, como era uma edição inédita no Brasil, você conseguirá comprá-lo apenas na loja da TAG Inéditos.

livro 2

***

Livro: Fique Comigo (Stay With Me)

Autora: Ayòbámi Adébáyò

Editora: TAG – Experiências Literárias e HarperCollins Brasil (1ª ed./2017 | Brasil: 2018)

 

E se você não liga para spoiler, assista a resenha que a TAG fez sobre o livro:

 

 

Anúncios

3 comentários em “Livro do mês: Fique Comigo

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s