lr

The Miseducation of Lauryn Hill é, com toda certeza do mundo, um dos discos de hip hop que eu mais escutei na vida. Não há como negar o vozeirão de Ms. Lauryn Hill. E no próximo dia 25 de agosto, o disco completará 20 anos de seu lançamento.

Antes de lançar o primeiro trabalho solo, Lauryn fez parte do grupo de hip hop norte-americano The Fugees, que teve grande destaque sobretudo na década de 1990, finalizando as atividades oficialmente em 2009. Uma das músicas de maior sucesso do grupo é a cover de Killing Me Softly, que fez parte do disco The Score, de 1996.

Em 1998, a artista resolve lançar seu primeiro, e único, disco solo de estúdio. É muito fácil perceber as influências e as estruturas musicais que compõem o disco, como os elementos do soul, R&B, hip hop e raggae. O primeiro single foi a excelente Doo Wop (That Thing). Com ele, Lauryn recebeu merecido destaque na industria musical e nos apresentou (por meio da “deseducação”) o que deveria ser discutido em várias escolas (a capa já nos apresenta este cenário). Temas recorrentes como religião, família e amor estão presentes nas músicas, interligadas por diálogos que podem ser entendidos como sendo feitos por professores e estudantes. O que me faz lembrar do filme Mudança de Hábito 2, em que Lauryn fez parte.

Posso destacar outras músicas, como a cover Can’t Take My Eyes Off Of You, Ex-Factor, When It Hurts So Bad, To Zion e I Used To Love Him. O disco inteiro é fenomenal.

Desde seu lançamento The Miseducation of Lauryn Hill foi sucesso de crítica e público, tendo vendido quase dez milhões de cópias desde então, e estreado em primeiro lugar na Billboard americana. Não à toa, recebeu dez indicações ao Grammy de 1999. Ms. Lauryn Hill ganhou cinco prêmios, o que fez dela a primeira mulher a receber esta quantidade de honrarias em uma mesma noite da premiação. Depois dela, outras artistas, como Alicia Keys, a quem influenciou diretamente, e Amy Winehouse conseguiram o mesmo feito. Entre os prêmios recebidos estão Álbum do Ano e Melhor Cantora do Ano. O disco faz parte da lista dos 200 álbuns definitivos no Rock and Roll Hall of Fame.

Além do Miseducation, Lauryn lançou o MTV Unplugged em 2002.

Ouça o disco todo:

► Álbum • The Miseducation Of Lauryn Hill

► Artista • Lauryn Hill

► Ano de Lançamento • 1998

► Composições • Lauryn Hill

► Produção • Lauryn Hill, Vada Nobles, Johari Newton, Tejumold Newton, Rasheem Pugh

► Gravadora • Columbia Records

 

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s