No dia 19 de agosto, eu tive a oportunidade de visitar a exposição do Basquiat, que está em cartaz no Centro Cultural Banco do Brasil em Belo Horizonte. O CCBB fica num dos lugares mais interessantes da capital mineira, no complexo da Praça da Liberdade.

11

A mostra Jean-Michel Basquiat – Obras da coleção Mugrabi, que é apresentada pelo Ministério da Cultura e o Banco do Brasil, nos apresenta um recorte dos trabalhos do artista, que perpassa por todos os períodos da breve e intensa carreira do nova-iorquino.

Basquiat está entre os mais importantes da segunda metade do século XX e é uma ótima referência de traços e cores, que movimentou a arte e cultura na década de 1980, não apenas em Nova York. Como era praticamente o único representante negro daquele movimento cultural, o artista deu, em suas obras, grande destaque à cultura e cores do movimento negro americano:

“O negro é o protagonista da maioria das minhas pinturas”

3

A diversidade, que movimentava, e ainda movimenta, Nova York, serviu de inspiração para seus desenhos que, de tão “simples”, foram considerados geniais.

 Acredite ou não, eu sei desenhar, mas quase sempre tento lutar contra isso, disse o artista em 1983. Ele faleceu em 1988, aos 27 anos, mas sua obra continua sendo uma importante referência para o mundo das artes

Este slideshow necessita de JavaScript.

Visite a exposição, que está em cartaz no CCBB, na Praça da Liberdade, em BH, até o dia 24 de setembro.

 

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s