tocc82nia-carrero-e-leonardo-vilar-no-filme-_chega-de-saudade_-de-laicc81s-bodansky

Ontem, dia 23 de setembro, foi aniversário de Laís Bodanzky. Ela é para mim referência de direção cinematográfica. Sempre foi. Desde a primeira vez que assisti Bicho de Sete Cabeças ela ficou presa no meu radar. Depois, veio As Melhores Coisas do Mundo e, ano passado, ela meu deu o melhor presente de todos: Como Nossos Pais. Que filme!! Por falar nele, semana passada recebeu mais dois prêmios no Grande Prêmio do Cinema Brasileiro. Laís, como melhor diretora, e Maria, como melhor atriz. Já aguardo ansiosamente o próximo da fila. O próximo filme.

Mas, antes de falar do próximo, que ainda nem sei qual será, vou falar do segundo. Aí em cima eu citei três filmes de Bodanzky, mas ela já dirigiu quatro. Até então, eu havia assistido, e escrito, apenas sobre esses três, mas ontem eu fechei a lista. E o mais legal, até o fim do filme, ou no meio de sua execução, eu não sabia que era aniversário da Laís. Numa das olhadas discretas no Instagram eu vi uma postagem e fiquei surpresa pela feliz coincidência.

Chega de Saudade conta a história de pessoas, já na terceira idade, que se encontram num clube de dança. O filme, que se passa em uma noite neste baile, mostra as várias histórias de desejo, sonho, traição e vontades desta faixa etária. É o primeiro filme com a participação do Paulinho Vilhena, que também participou de As Melhores Coisas do Mundo e do Como Nossos Pais. Quem também participa deste filme é Clarisse Abujamra, que viveu Clarice, em Como Nossos Pais.

Dos quatro filmes dirigidos por Laís Bodanzky, este é o que menos me impactou, mas isso não significa que o filme seja ruim, pelo contrário. Laís tem um jeito próprio de contar suas histórias do cotidiano, sempre fazendo um recorte certeiro, humano e gentil. Não à toa é, para mim, a melhor, e maior, diretora do Brasil.

***

Filme: Chega de Saudade

Ano de lançamento: 2008

Direção: Laís Bodansky

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s