homemobjeto2

Pois é, terceiro livro indicado no mês. Quando decidi parar com as postagens diárias aqui no blog, sabia que alguma coisa boa aconteceria. Estou tendo mais tempo para ler e assimilar as coisas. Tudo bem que não foram livros densos, mas foram livros e ler é sempre uma excelente opção, independente do gênero. Portanto, leia. Qualquer coisa, mas leia.

Já havia indicado o livro Depois a louca sou eu, da Tati Bernardi, e hoje vou escrever sobre o Homem-objeto e outras coisas sobre ser mulher, livro lançado no início de 2018 e que nos apresenta vários textos publicados na Folha de S. Paulo, onde Tati escreve  suas crônicas desde 2013.

Não estou mal-humorada, estou me restabelecendo do susto de ter quase quarenta anos. Sim, quero filhos, tento tê-los. Dizem que amadurece. Será? Ou será que mães são apenas crianças mais velhas e sem tempo? Acho que os velhinhos são apenas crianças muito velhinhas e com tempo. (p. 188)

O interessante da escrita da Tati é que ela consegue ver humor nos piores momentos. Vezes é debochada, em outras beira a autopiedade, mas sempre com bom-humor. A pitada de ansiedade, que é o peso maior do primeiro livro que li da escritora, também está presente em parte dos textos. Sexo, crise de idade, maternidade, casamento, trabalho, amor. Tati escreve sobre tudo isso e muito mais.

Eis o segredo de qualquer boa história, seja cinema, seja literatura, seja textão de rede social: a tridimensionalidade. A capacidade de discutir de forma mais sincera e humana e menos “cartilha de sociologia” o que sentimos (e não o que gostaríamos de pensar pra pertencermos a um grupo que parece pensar da forma que achamos que é certa ou pega bem). (p. 57)

homemobjeto1

***

Livro: Homem-objeto e outras coisas sobre ser mulher

Autora: Tati Bernardi

Editora: Companhia das Letras (1ª ed./2018)

***

Ps.:

homemobjeto3

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s