no destaq

Em A vida em análise, Stephen Grosz relata experiências e histórias que presenciou ao longo de mais de 25 anos de trabalho como psicanalista. No livro, para não revelar as identidades de seus pacientes, o autor mudou os nomes e características específicas de cada um, para que as histórias pudessem ser compartilhadas. Ao longo das pouco mais de duzentas páginas, Grosz nos apresenta histórias de amor, medo, sofrimento e, claro, histórias de mudança.

Uma vez ou outra, quase todos nós nos sentimos aprisionados por coisas que pensamos ou fazemos, enredados por nossos impulsos ou escolhas idiotas; presos em alguma infelicidade ou medo, atolados em nossa própria história. Sentimo-nos incapazes de seguir adiante, mas apesar disso acreditamos que deve haver uma maneira. (p. 9) 

Eu, que há pouco mais de três meses venho frequentando o consultório de uma psicóloga e psicanalista, muitas vezes já saí de lá achando que minha carga, minhas histórias, meus medos e devaneios são menores ou muito banais para serem tratados como problemas. O que aprendi, principalmente, com a leitura deste livro, é que não, por menor que meus problemas possam parecer, eles são meus e suas resoluções são importantes para que eu consiga seguir em frente.

E, além de contar as histórias de seus pacientes, o autor também compartilha os sentimentos e o fazer do psicanalista e de como  ele é afetado pelos relatos. É sobre isso que se trata este livro. Sobre a coragem de falar e, sobretudo, de aceitar e enfrentar nossas mais profundas limitações. E, também, é um livro sobre ouvir.

vida em análise

***

Livro: A vida em análise: Histórias de amor, mentiras, sofrimento e transformação.

Autor: Stephen Grosz

Editora: Zahar (1ª ed./2013)

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s