los

Não sei o motivo pelo qual demorei tanto pra falar desse filme. Afinal de contas, Los Hermanos é a banda que eu mais gosto na vida. Eles escreveram sobre sentimentos, sentidos. Mas, infelizmente, em 2007 resolveram fazer uma pausa. Mas, para minha sorte, de lá pra cá eles têm se encontrado para algumas turnês e foi num desses reencontros, em 2012, que a atriz, diretora e escritora Maria Ribeiro decidiu acompanhar a banda e fazer o documentário Esse é só o começo do fim da nossa vida, o filme de hoje.

O filme nos apresenta trechos dos bastidores da viagem, das conversas, dos encontros com os fãs – sempre alucinados –, trechos de músicas que viríamos a conhecer bem depois, nas produções solo do Amarante e do Camelo. São muitos os recortes. A diretora disse em algumas entrevistas que queria tê-los filmado em outros momentos, mas eles recusaram as várias tentativas.

los 2
Imagens: Caroline Bittencourt/Divulgação

Além de filme, a turnê de 2012 também virou livro com as fotos de Caroline Bittencourt. O documentário foi lançado 2015, durante outro reencontro da banda. Ele fez parte da seleção oficial do festival É tudo verdade, do Rio de Janeiro, foi exibido no canal GNT e lançado em DVD.

Este filme foi o culpado por me aproximar das produções da Maria. Já disse isso em algum momento por aqui, e decidi escrever sobre ele hoje muito por conta de hoje, dia 9 de novembro, ser o aniversário dessa escritora, atriz e diretora gênia.

Eu fui tão amparada pelos Hermanos que quis fazer um filme, como se ingenuamente quisesse congelar todos os ideais românticos que fui abandonando pela estrada.

Talvez o apego aos grupos de nossa juventude represente um sentimento abstrato que ao passar dos anos vai roubando de cada um de nós: a possibilidade de ser tudo e fazer tudo, a vida inteira pela frente, o mistério do porvir. (do livro Trinta e oito e meio, p. 105)

***

Filme: Los Hermanos – Esse é só o começo do fim da nossa vida

Direção: Maria Ribeiro

Ano de lançamento: 2015

 

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s