“Acordei e pensei que não fazia sentido nenhum que a morte doesse”

Valter Hugo Mãe foi, com toda a certeza, a melhor descoberta deste 2019. Ao menos até o presente momento. Sua escrita é linda, poética, sensível e consegue nos tirar do lugar onde nos encontramos. O primeiro livro do autor português com o qual eu tive contato foi A desumanização, que se passa na Islândia e conta a história de Halla – a narradora –, uma menina de 11 anos que acabara de perder a irmã gêmea, Sigridur.

Em cada uma das páginas, nos são apresentados os relatos e os sofrimentos desta criança que se vê em meio a várias crises geradas por esta perda. É interessante perceber como a morte afeta as pessoas de diferentes formas. A mãe, o pai, as pessoas do entorno. Todas elas, a seu modo, são afetadas por mortes de entes queridos e vivem a vida com o que sobra e com o que conseguem.

“Talvez nós próprios fôssemos outra coisa que não aquilo  que nos habituáramos a pensar ser.” (p. 48)

É uma leitura dolorida e linda! Leia, prestando atenção em cada uma das palavras. É uma experiência extraordinária.

“Os monstros que devoravam os filhos dentro das barrigas das mães entravam pela incúria na administração do medo. O medo obrigava a uma inteligência melhor. As pessoas inteligentes lidavam de outra forma com perigos assim. As pessoas inteligentes amavam sempre melhor. O amor haveria de curar o medo em muitos sentidos. Haveria de conferir sentido à vida. Os monstros dentro das barrigas das mães disfarçavam-se de filhos e devoravam os filhos, como aqueles males que davam mais ovos que não resultavam num pato porque haviam sido invadidos por um verme qualquer. Os vermes haviam chegado ao meu corpo e ao corpo de Sigridur, ao nosso corpo. Deixáramos os vermes entrar no amor.” (p.102)

A desumanização para post

***

Livro: A desumanização

Autora: Valter Hugo Mãe

Editora: 1ª Edição – Cosac Naify/2014 | 2ª edição – Editora Globo/2017 – Biblioteca Azul

 

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s